
Alese participou da posse de Brígida Declerc Fink como juíza titular no TRE-SE
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, desembargador Diógenes Barreto, empossou a juíza Brígida Declerc Fink como membro titular da Corte Eleitoral. Com vasta experiência na Justiça Eleitoral, magistrada assume mandato até 2027 e é indicada para dirigir a Escola Judiciária Eleitoral. Solenidade de posse foi acompanhada pela deputada estadual Carminha Paiva – na ocasião representou o então presidente em exercício da Alese, deputado Garibalde Mendonça. A posse da juíza titular do TRE, Brígida Declerc Fink , ocorreu nesta última sexta-feira, 8 de maio de 2025.
Além da deputada Maria do Carmo Paiva da Silva a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: Des. Diógenes Barreto (presidente do TRE-SE), Desa. Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade (corregedora e vice-presidente do Tribunal), desembargadora Iolanda Santos Guimarães (governadora em exercício do Estado de Sergipe), desembargador Etélio de Carvalho Prado Júnior (presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe).
“Uma conjunção de fatores quis, na minha posse, a presença da governadora em exercício do Estado de Sergipe, desembargadora Iolanda Santos Guimarães, e da presidente do TRE-SE (em exercício), Desa. Ana Bernadete, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dra. Suzana Azevedo”.
A empossada também referiu-se a uma fala da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que lembrou haver sub-representação da mulher nos cargos de poder, situação que ganha maior relevância diante do fato de que as mulheres são a maioria da população brasileira e a maioria do eleitorado.
Fotos e informações complementares: TRE-SE