A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Promualese) participou, na manhã desta segunda-feira (12), da solenidade de inauguração do Banco Vermelho na sede do Ministério Público de Sergipe (MPSE) , uma ação simbólica de enfrentamento ao feminicídio, promovida pelo MPSE , por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher (CAOp Mulher).

A cerimônia foi realizada no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do MPSE, e integra a campanha Feminicídio Zero, instituída pela Lei nº 14.942/2024. A iniciativa busca dar visibilidade à luta contra a violência de gênero, promovendo conscientização e mobilização da sociedade.

Como funciona

Sancionada em julho de 2024, essa ação simbólica propõe a instalação de bancos pintados de vermelho em espaços públicos de grande circulação, como praças, rodoviárias, escolas, universidades, shoppings etc. Esses bancos servem como pontos de reflexão e informação, oferecendo frases que estimulam a conscientização sobre a violência de gênero e divulgam canais de denúncia, como o número 180, da Central de Atendimento à Mulher. A cor vermelha do banco simboliza tanto o sangue das vítimas quanto um alerta, funcionando como um “sinal de pare” para a sociedade.

A coordenadora da Promualese, Luana Duarte, destacou o simbolismo da ação e a importância da articulação entre os poderes no enfrentamento à violência contra a mulher:

“A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe se orgulha de participar da inauguração do Banco Vermelho no Ministério Público, uma ação do CAOp Mulher que dá visibilidade à campanha Feminicídio Zero. Esse banco é um símbolo forte de luta e resistência. Que ele nos lembre, todos os dias, da urgência em proteger vidas e combater todas as formas de violência contra as mulheres”, disse Luana.

Durante o evento, também foi lançado o livro “Mulheres Além dos Cromossomos: A invisibilidade das Mulheres Transexuais Vítimas de Violência Doméstica e Familiar”, de autoria de Thyago Avelino, além da apresentação do Projeto Anjos Azuis, uma iniciativa da Guarda Municipal de Aracaju voltada à humanização da segurança pública.

A presença da Promualese reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com políticas públicas de proteção, empoderamento e garantia dos direitos das mulheres sergipanas.

Com informações do Núcleo de Comunicação Ministério Público de Sergipe

Fotos: Ascom Promualese