Durante o pronunciamento na Sessão Plenária desta quinta-feira (10), o deputado Manuel Marcos (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para chamar a atenção da sociedade sobre duas importantes campanhas de saúde promovidas ao longo do mês: “Julho Verde” e “Julho Amarelo”.

O parlamentar iniciou seu discurso reforçando a necessidade de conscientização sobre os tumores que atingem a região da cabeça e do pescoço, foco da campanha “Julho Verde”.

“O “Julho Verde” é uma campanha de conscientização sobre os tumores que atingem cabeça e pescoço. Eu, particularmente, não gosto de falar diretamente em ‘câncer’, porque nem todo tumor é maligno. Existem também os tumores benignos”, afirmou.

Manuel Marcos fez um alerta sobre os sinais que merecem atenção, especialmente os que surgem na cavidade oral.

“Esses tumores têm uma incidência muito grande na boca. Qualquer modificação de coloração, alteração no paladar, na voz ou presença de tosse persistente deve ser levada ao médico. Às vezes aparece uma mancha branca nos lábios, gengiva, base da língua ou na própria língua. É fundamental buscar orientação médica, realizar uma biópsia e, se necessário, iniciar o tratamento o quanto antes.”

O parlamentar destacou ainda que o diagnóstico precoce é um dos principais fatores que aumentam as chances de cura.

“Julho Amarelo”: combate às hepatites virais

Além do “Julho Verde”, Manuel Marcos também chamou atenção para o “Julho Amarelo”, mês dedicado à prevenção e controle das hepatites virais.

“O “Julho Amarelo” reforça as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites A, B, C, D e E. É uma campanha muito importante, que exige do poder público não só o incentivo à vacinação, mas também o compromisso com a oferta de cuidados sanitários.”

O deputado ressaltou o impacto silencioso das hepatites e reforçou a necessidade de manter a população informada e protegida.

“Essas viroses são nefastas. Podem causar grandes danos à saúde se não forem identificadas e tratadas a tempo. A conscientização da população e o apoio do sistema público de saúde são fundamentais para o enfrentamento dessas doenças.”

Compromisso com a saúde preventiva

Ao encerrar sua fala, o deputado reforçou a importância da prevenção e do acesso à informação para garantir melhores índices de saúde pública em Sergipe.

“A nossa responsabilidade enquanto parlamentares é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da vacinação e da prevenção. Precisamos continuar ampliando as campanhas de saúde, pois é com informação e cuidado que se salva vidas.”

 

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese