Em Sessão Especial realizada nesta segunda-feira, (7), a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) outorgou o Título de Cidadã Sergipana a Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Estado, Sra. Sílvia Leandra Pelloso. A propositura foi de autoria do deputado Luciano Pimentel (PP).

Deputado Luciano Pimentel

“Um reconhecimento muito importante ao trabalho da doutora Sílvia, não somente na Caixa Econômica, mas para o Estado de Sergipe. Tive a oportunidade de trabalhar com ela quando eu era superintendente da Caixa, ela posteriormente mudou-se de Sergipe e foi superintendente em outros estados, mas voltou para Sergipe, dando uma grande contribuição para o desenvolvimento do Estado, representando aquela que é uma das maiores empresas de fomento de desenvolvimento do nosso Estado, que é a Caixa Econômica Federal”, justificou o parlamentar.

Breve histórico da homenageada

Filha de Arulde e Malvina Pelloso, Sílvia Leandra Pelloso, nasceu em Tamboara, no estado do Paraná, tem 58 anos e é mãe de Giovanni. Funcionária da Caixa Econômica Federal há 35 anos, e quase 40 anos no mercado de trabalho, com formação em Administração de Empresas e Marketing Bancário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de professora de matemática, sua primeira formação. Ingressou na Caixa no ano de 1989. Em 1996 foi gerente de uma agência no Estado de São Paulo e em 2010 muda-se para Sergipe, mais precisamente para a capital Aracaju.

Entre 2010 e 2015, atuou como Gerente Regional de Canais e Atendimento, participando da abertura de 17 novas agências nesse período. Em 2015 foi promovida a Superintendente Regional no Estado de Tocantins. Em 2019 veio nova mudança, e Sílvia foi designada para o Maranhão. Já em janeiro de 2022 assumiria no estado de Pernambuco a superintendência Recife. Finalmente em junho de 2023 ela retorna para Sergipe, que era seu sonho, como Superintende de Rede.

Em 35 anos de serviços prestados, Sílvia sempre trabalhou com comprometimento e envolvimento para o crescimento da empresa e das regiões onde atuou. Sempre por uma Caixa mais forte e ainda mais significativa para a sociedade brasileira, contribuindo com suas habilidades e experiência nesse processo, tendo como compromisso de vida o respeito e a transparência com as pessoas. Não é à toa que durante as mais de três décadas como funcionária da Caixa, sempre foi promovida e inserida em contextos importantes da instituição.

A Caixa se tornou o meu trabalho dos sonhos, permitindo que eu conhecesse o Brasil e escolhesse Aracaju como meu lar. Trabalhei em diversas regiões, desde a minha terra natal até São Paulo, até Brasília, mas Nordeste que me conquistou, onde abracei a cultura sergipana. Diante de uma plenário e galerias ocupados por familiares, amigos e colegas de trabalho, Sílvia expressou esse momento para sua vida.

Discurso

Visivelmente emocionada, diante de um Plenário e galerias ocupadas por familiares, amigos e colegas de trabalho, Sílvia descreveu esse momento para sua vida.

“Pra mim é um orgulho gigante. É a concretização do meu amor para Sergipe, terra que escolhi há 15 anos, como o meu local de morada. Quando eu vim, eu já sonhava em ficar. Só não achei que eu fosse me apaixonar tanto. E ela realmente virou a minha terra. Cheguei como gerente regional de canais, eu abri quase metade das agências que estão aqui hoje. Me tornei superintendente no Tocantins, que foi um começo de carreira, passei pelo Maranhão, depois Pernambuco, mas o meu presente mesmo era voltar como superintendente para Sergipe. E eu ganhei isso há dois anos. Agora sou mais uma orgulhosa Cidadã Sergipana. Hoje, concretizo esse amor por Sergipe, de forma oficial e muito especial. É como se a vida, com sua sabedoria silenciosa, tivesse traçado um mapa afetivo, do sul ao nordeste, guiando meus passos com ternura e propósito até esse chão sergipano. É um compromisso que eu tenho com essa terra, com esse povo. É um símbolo da minha entrega, da minha gratidão e do meu amor por esse lugar, que me adotou com tanto carinho. Como cidadã, levo comigo não apenas o Título, mas o compromisso amoroso de retribuir tudo o que eu recebi. Assumo com gratidão e coragem a missão de continuar plantando sementes de cuidado, de crescimento e de esperança nessa terra que eu escolhi como minha. Sergipe mudou a nossa vida. Ela realmente nos reconstruiu. É uma terra que nos deu uma sustentação e uma estrutura que nenhum outro lugar daria”, discursou.

Mesa

Ex-senador e atual presidente do ITPS, Kaká Andrade

Na mesa de honra, além do deputado Luciano Pimentel e da homenageada, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese) Marco Antônio Queiroz; a Conselheira e presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) Susana Azevedo e o ex-senador e atual Presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Kaká Andrade, que afirmou que este Título de Cidadania para  a amiga Sílvia é, acima de tudo, um ato de justiça.

“Eis aqui uma pessoa que há muitos anos dedica todo o seu trabalho, toda a sua vida laboral, no caso, na Caixa Econômica, ao desenvolvimento do nosso Estado. Então, Sílvia passou por aqui já algumas vezes, foi para outros estados, mas quis voltar. Voltou como superintendente e agora como nossa Cidadã Sergipana. Então esse título é mais que uma justiça. É uma pessoa que tem relevantes serviços prestados ao povo sergipano. E aqui na Casa do Povo, o reconhecimento através de um Título que se dá a uma pessoa do porte de Sílvia”, destacou.

 

 

Fotos: Jadilson Simões / Agência de Notícias Alese