
Chico do Correio tem PL aprovado em prol da Festa Raid da Amizade
De autoria do deputado Chico do Correio (PT), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última quinta-feira (10), o Projeto de Lei nº 343/2024, incluíndo a Festa Raid da Amizade, realizada anualmente no último domingo de julho, em Nossa Senhora da Glória, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Segundo a propositura, trata-se de um evento que além de resgatar a tradição cultural do vaqueiro, do trabalhador da roça, daquele que, toda manhã, tira o leite da vaca e daquele que trabalha na produção do leite, fazendo enriquecer produtos que são derivados do leite, a exemplo da manteiga, queijo e do requeijão.
“Além do mais, é um produto conhecido como “ouro branco” na região do sertão, onde é produzido mais de – um milhão e meio de litros (diariamente) – fazendo de Nossa Senhora da Glória ser reconhecida como a bacia leiteira do estado de Sergipe, por esta razão, faz a economia da cidade tornar-se tão dinâmica. A importância do vaqueiro pra festa é, nada mais, nada menos, do que a própria comemoração tanto de homens, quanto de mulheres, que compõem esse segmento que fomenta a economia do estado, sobretudo, da economia do médio e do alto sertão, ou seja, a vaqueirama é a essência da festa da Raid da Amizade”, INFORMA.
Chico do Correio observa no PL que outro ponto significativo diz respeito a procura por hospedagens na rede hoteleira na cidade de Nossa Senhora da Glória, que chegam a atingir 100% da ocupação, fazendo com que os foliões procurem por hotéis localizados em cidades vizinhas.
“No tocante ao comércio, a exemplo da venda da cerveja, do lanche, da água mineral e de tantos outros, sentem positivamente as vendas dispararem fruto de tantos foliões consumindo na cidade durante o período festivo, especialmente, as lojas que comercializam itens como: celas, botas e todos os implementos que são utilizados nos animais. Desde a primeira edição há quase duas décadas, a Festa Raid da Amizade, contribui significativamente no resgate de toda a tradição e cultura do vaqueiro, sobretudo, e por que não dizer, daquilo que foi o primeiro meio de transporte do cidadão, a saber, o cavalo”, observa o parlamentar.
Foto: Jadilson Simões/Alese