Nesta sexta-feira (25), aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) a Sessão Especial que concedeu o Título de Cidadania Sergipana aos funcionários públicos e militantes políticos José Atamário Cordeiro da Silva, a Doutora Dalvacir Azevedo de Góis e a Heitor Pereira Alves Filho, membros fundadores do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) em Sergipe. A autoria da propositura é da deputada Linda Brasil.

De acordo com a parlamentar, as proposituras homenageiam as três personalidades pela valiosa contribuição à política e à luta sindical no estado, em defesa dos trabalhadores e da justiça social.

“São três pessoas muito importantes para a garantia dos direitos da classe trabalhadora, dos direitos humanos, pelas suas histórias de luta e resistência nos movimentos sociais, nos movimentos sindicais e também pelo fortalecimento da esquerda sergipana. Eles fizeram e construíram várias ações, tanto dentro do Partido dos Trabalhadores, como também são os três fundadores do PSOL, que é um Partido Socialismo e Liberdade que eu faço parte e onde eu formei minha vida política. Então eles são muito importantes e responsáveis pela minha atuação política hoje combativa, aguerrida”, declarou a deputada Linda Brasil.

Dalvacir Azevedo

A homenageada Dalvacir Azevedo

Nascida no sertão do estado do Rio Grande do Norte, município de Seridó, , Dalvacir Azevedo de Góis migrou, ainda adolescente, para São Paulo em busca de trabalho. Formou-se em Administração pela PUC-SP nos anos 80, já como servidora do INSS.

Em 1988, retornou ao Nordeste e mergulhou na luta sindical. Foi uma das fundadoras do SINDIPREV, FENASPS, CUT e DIEESE, sempre na linha de frente das reivindicações por melhores condições para os trabalhadores da Previdência, Saúde e Trabalho.

Após sua aposentadoria em 2017, graduou-se advogada pela UniPio, adquiriu a OAB/SE e passou a atuar voluntariamente pela ONG Casamor Neide Silva, ajudando pessoas trans na retificação de nome e gênero. Também é militante da política partidária, tendo participado da fundação do PT, PSTU e PSOL, partido no qual atua até hoje.

“Eu estou muito honrada, por estar recebendo esse prêmio, que é o reconhecimento da nossa atividade enquanto servidora pública e militante. O estado de Sergipe me acolheu com muito amor”, falou Dalvacir Azevedo.

Atamário Cordeiro

Membro fundador do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), José Atamário Cordeiro da Silva, em mais de duas décadas de militância, já foi dirigente de importantes sindicatos, como a CUT, SINTUFS e o SINTASA. Atamário é auxiliar de enfermagem e servidor público, lotado no Hospital Universitário e no Centro de Referência da Mulher (CAISM). Também militou e ajudou a fundar o PSTU.

Atamário Cordeiro, homenageado

Sua trajetória é marcada pela luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, por salários mais justos, contra as opressões e pelo fortalecimento da democracia.

“É de uma grande importância para a minha vida enquanto pessoa, enquanto cidadão, mas principalmente enquanto militante. Foi aqui que eu me fiz ser político, foi aqui que eu me fiz ser pai e construí parte da trajetória da minha vida em Sergipe. Então é um momento muito especial, é um momento de agradecimento pelo reconhecimento, pelo trabalho que nós fizemos em todos os espaços, quer seja no espaço da educação, da saúde, na militância política, nos movimentos sindicais, nos movimentos partidários. Enfim, a minha história mistura com a história da construção de Sergipe. São 36 anos aqui, cheguei aqui, conheci Aracaju no momento de desenvolvimento”, disse Atamário Cordeiro.

Heitor Pereira Filho

Nascido no Rio de Janeiro, Heitor Pereira Alves Filho iniciou sua militância política na década de 1970, ainda como estudante de Geologia na Universidade Federal Rural do Rio. Foi um dos fundadores do CEGEUR e do Diretório Central Livre, formando-se em 1980.Chegou a Aracaju em 1981 para atuar como geólogo da Petrobras. Passou a integrar a Associação de Geólogos de Sergipe (AGESE);

Militou no PT até 1992, fundando em seguida o PSTU e, posteriormente, o PSOL, partido no qual permanece atuando até hoje. “Saí do Rio de Janeiro, me formei em Geologia, saí do Rio de Janeiro e vim para o Nordeste trabalhar. Saí quatro meses em Salvador, cheguei lá em fevereiro e aqui eu cheguei em maio para trabalhar como geólogo na Petrobras. Fui militante no PT, a gente fundou o núcleo dos petroleiros do PT, depois saímos do PT e fundamos o PSTU, depois saímos do PSTU e fundamos o PSOL. Nessa última jornada ajudamos na criação do PSOL, contribuindo no movimento de bairro apoio ao movimento dos estudantes, apoio ao MST”, disse Atamário Cordeiro.

Heitor Pereira Filho

Presenças

Estiveram presentes a vereadora por Aracaju professora Sônia Meire (PSOL), representantes dos movimentos sindicais, sociais e de religiões de Matriz Africana. 

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese