
Lidiane Lucena destaca implante de esôfago em paciente do Huse
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) falou na Sessão Plenária desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sobre o que considera um avanço histórico na área da saúde no estado.
“O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou recentemente um procedimento inédito na rede pública estadual: a implantação endoscópica de prótese de esôfago em um paciente oncológico. Esse procedimento que já é realizado em centros de referência do país, chega agora ao SUS de Sergipe, representando um divisor de águas na forma como tratamos esses pacientes com câncer em estágio avançado celebra.
Lidiane Lucena informou que o método utilizado por meio de endscopia tem o poder de dever dignidade, conforto e qualidade de vida para quem enfrenta uma luta tão árdua contra o câncer.
“Como médica sei o quanto um procedimento como esse pode transformar a vida de um paciente. Estamos falando de pessoas que por conta da obstrução provocada pelo tumor não conseguem mais se alimentar pela boca, estando restritas a sondas e completamente privadas do simples ato de beber água”, lamenta.
A parlamentar disse ainda que a primeira paciente beficiada Gislene Santana, de 61 anos, não conseguia beber um copo de água há quase sete meses.
“Isso é muito impactante e inimaginável. Após o procedimento, ela voltou a viver momentos simples, mas tão valiosos como poder matar sua sede com um copo de água. É saúde pública que acolhe, que respeita e resgata a diginidade das pessoas. Esse avanço que o Huse nos proporciona demonstra ser possível modernizar os sonhos, oferecer tecnologias inovadoras e ampliar o acesso da população aos melhores tratamentos”, entende.
“Parabenizo todos os profissionais responsáveis por essa conquista, em especial oa cirurgião oncológico e responsável técnico pela Endoscopia do Huse, Dr. Bruno Corrêa e deixo meus cumprimentos a toda diretoria assistencial Nataly Góes, ao secretário de estado da Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri e ao governador Fábio Mitidieri, que não medem esforços para garantir uma saúde pública cada vez mais qualificada, humanizada e eficiente. O Huse vem se modernizando em vários aspectos: além desse feito inédito, a unidade conta com um moderno Centro de Hemodinâmica, Serviço de Alta Complexidade Cardiovascular, revitalização dos centros cirúrgicos, enfermarias e outros avanços voltados para os cuidados com os sergipanos. Fico verdadeiramente esperançosa ao ver a saúde púplica do nosso estado avançando, inovando e garantindo um SUS mais forte e mais justo, especialmente para os que mais precisam”, comemora.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese