Durante Sessão Plenária nesta quinta-feira (17), a deputada Linda Brasil (Psol) expressou preocupações com os projetos que seriam votados ao longo do dia, especialmente os enviados pelo Poder Executivo. Ao todo, segundo a parlamentar, 49 matérias estavam na pauta — entre elas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e quatro propostas de empréstimos, que somam quase R$ 2 bilhões.

“Nós iremos debater e aprovar — ou, quem sabe, reprovar — 49 projetos que foram enviados pelo governo do Estado, pelo Poder Judiciário e também por deputados e deputadas desta Casa”, afirmou Linda. “Dentre esses projetos, está a LDO, para a qual protocolamos 45 emendas. Dessas, sete são diretrizes que haviam sido retiradas pelo governo da LDO do ano passado.”

Linda Brasil  se posicionou contra os projetos de empréstimo propostos pelo governo estadual. “Como já foi dito pelo deputado Georgeo Passos (Cidadania), existem quatro projetos de empréstimo que totalizam quase R$ 2 bilhões. É um verdadeiro cheque em branco para o governo”, criticou. “Um deles chegou essa semana com prazo de 25 anos. É muito dinheiro, e parece que a dinâmica é enviar e aprovar sem o devido debate.”

Ao final, Linda Brasil reforçou a necessidade de diálogo e prometeu votar contra projetos que não contemplem emendas sociais ou ambientais. “Vamos votar contra, inclusive, o projeto das unidades executoras regionais, se não houver uma negociação. Espero que lá na sala das comissões possamos discutir de forma mais ampla todos esses projetos”, concluiu.

Foto: Joel Luiz| Agência de Notícias Alese