Durante Sessão Plenária nesta terça-feira (15), a deputada Linda Brasil (Psol) manifestou solidariedade ao povo de Aracaju e de Sergipe após declarações ofensivas feitas por um ex-deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (MBL). Durante discurso, Linda Brasil criticou duramente a postura do ex-parlamentar e repudiou a propagação de discursos de ódio.

“Vou aproveitar para me solidarizar com todo o povo aracajuano, toda a população sergipana, que foi atacada de forma cruel por um ex-deputado estadual lá de São Paulo”, declarou. A parlamentar destacou que o ex-deputado faz parte de um movimento político que se fortalece perseguindo mulheres parlamentares defensoras dos direitos humanos.

“Infelizmente, se fortalece perseguindo as parlamentares que lutam a favor dos direitos humanos com discurso xenofóbico, machista, sexista, como aconteceu com as ucranianas”, afirmou a parlamentar, lembrando que o ex-deputado renunciou ao mandato para evitar sanções e permanece inelegível.

Linda Brasil também enfatizou a importância de repudiar esse tipo de prática política: “Toda a solidariedade e repudiar esse tipo de política que não tem projeto para a cidade, para o estado, para o país, que vive perseguindo e atacando de forma xenofóbica, machista, racista e LGBTfóbica.”

A Parte

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) criticou duramente as declarações ofensivas feitas pelo ex-deputado Arthur do Val, que chamou o povo sergipano de “burros”, “chimpanzés” e outras expressões depreciativas. “Falas que foram ditas, chamando o povo sergipano de burros, chimpanzé e outras expressões inaceitáveis. Ou seja, em virtude disso também estará sendo protocolada uma moção de protesto”, afirmou o deputado, destacando que a iniciativa já conta com o apoio de outros parlamentares e deve ser votada na próxima sessão.

Deputado Georgeo Passos

O parlamentar ressaltou que questionar gastos públicos é legítimo, mas não se pode admitir insultos. “Questionar gastos públicos é legítimo, questionar a utilização de orçamento público é legítimo, mas fazer falas como foram feitas por Arthur para menosprezar o povo sergipano nós não iremos aceitar calados. Chamar o povo de burro como se aqui em Sergipe as pessoas não fossem trabalhadoras, que lutam pelo seu sustento desde cedo, vai de encontro ao sentimento que nós temos de povo de Sergipe”, pontuou, acrescentando que espera a aprovação unânime da moção.

Para Georgeo Passos, as declarações de Arthur do Val buscam apenas autopromoção e não representam a realidade do povo nordestino. “Fica aqui mais uma vez esse repúdio para com essa fala que não traz a verdade do que é o povo sergipano, do que é o povo nordestino: um povo trabalhador, que acorda cedo e luta para conquistar os seus espaços. O ex-deputado, querendo um momento de fama nas redes sociais, utiliza palavras de baixo calão. Não é a primeira vez que ele faz isso e não podemos aceitar calados”, concluiu o parlamentar.

Deputado Adailton Martins

O deputado Adailton Martins (PSD) declarou apoio à iniciativa de protesto contra as ofensas dirigidas ao povo sergipano e afirmou que fará questão de participar da ação coletiva na Assembleia Legislativa. “Estarei pronto para assinar essa moção de repúdio ao ex-deputado Arthur do Val”, ressaltou o parlamentar. 

Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese