
Luizão Donatrampi denúncia possível irregularidade no INSS
O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (29) para denunciar supostas irregularidades o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) mirou, em 23 de abril, em um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2019 e 2024. Até o momento cinco servidores públicos foram exonerados de suas funções. Além disso, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária no Distrito Federal e em outros 13 estados.
Pressão Política
As supostas irregularidades aumentam a pressão política entre o Governo Federal e entidades sindicais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) renovou velhas suspeitas sobre o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e aumentou a pressão de parlamentares da oposição e da opinião pública por sua demissão.
Na tribuna, o deputado Luizão Donatrampi repercutiu o assunto. “Mais um escândalo no governo Lula, desta vez, envolvendo INSS. Pessoas ligadas oo governo Lula Não tiveram piedade nem dos velhinhos que sobrevivendo apenas do seguro social”, destacou.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese