
Projeto de Luizão Donatrampi instititui o Dia do Psicopedagogo
Aprovado na última quinta-feira (10) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 350/2024 de autoria do deputadao Luizão Donatrampi (União Brasil), institui o Dia do Psicopedagogo, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de novembro, passando a integrar no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.
Segundo a propositura, o objetivo é valorizar e reconhecer a importância da atuação dos psicopedagogos no âmbito da educação e da saúde, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças, adolescentes e adultos; promover o debate sobre a relevância da psicopedagogia, destacando suas práticas e contribuições para a melhoria do processo de aprendizagem e o enfrentamento de dificuldades escolares; incentivar a formação continuada e o aprimoramento técnico dos psicopedagogos, reforçando a necessidade de especialização e atualização constante dos profissionais.
No Dia do Psicopedagogo, poderão ser realizadas atividades de conscientização, palestras, seminários, encontros e eventos culturais que visem promover a troca de experiências e o aprimoramento das práticas psicopedagógicas no Estado de Sergipe.
“A psicopedagogia é uma área fundamental para o desenvolvimento educacional e emocional de estudantes em diversas etapas da vida, auxiliando na identificação e superação de dificuldades de aprendizagem. Este projeto visa instituir uma data oficial para celebrar o trabalho desses profissionais, destacando a importância de seu papel no processo educativo e de inclusão social. A escolha do dia 12 de novembro coincide com a data em que se comemora o Dia Nacional do Psicopedagogo, o que reforça o reconhecimento da profissão em âmbito nacional e estadual, promovendo a valorização e o reconhecimento de sua contribuição na área da educação e da saúde”, informa o texto.
O deputado explicou na justificativa do PL que a criação de um dia específico para celebrar o trabalho dos psicopedagogos no Estado de Sergipe é uma forma de reconhecer formalmente a importância dessa profissão, que atua diretamente na mediação e resolução de dificuldades de aprendizagem, tanto no contexto escolar quanto em outros ambientes educativos.
“O psicopedagogo desempenha um papel essencial ao identificar e propor intervenções para melhorar o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças, adolescentes e até adultos, proporcionando oportunidades de aprendizado mais eficazes e inclusivas. Além disso, ao instituir o Dia do Psicopedagogo, o Estado promove a reflexão sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva e a saúde mental, áreas em que esses profissionais têm atuação direta. A valorização do psicopedagogo também incentiva a sociedade e as instituições de ensino a buscarem estratégias mais adequadas para atender alunos com necessidades especiais, reforçando a importância de um ambiente de aprendizagem acessível e de qualidade”, observa.
Foto: Jadilson Simões/Agência Alese de Notícias