
PL aprovado impõe restrições ao uso de fogos de artifício e a realização de shows
Foi aprovado nas comissões temáticas e plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) na última quinta-feira (17) o Projeto de Lei 22/2023 que dispõe sobre as regras de segurança em casas de entretenimento, impondo restrições ao uso de fogos de artifício e a realização de shows de pirotecnia em locais fechados. A iniciativa tem como autor o deputado estadual Kaká Santos (União Brasil).
A finalidade de impor normas de segurança e restringir a utilização de fogos de artifício, sinalizadores de qualquer espécie e a realização de qualquer show de pirotecnia em locais fechados, em todo o território do Estado de Sergipe, o objetivo é impor as sanções no caso de descumprimento das regras de segurança.
“É necessária a instalação de sprinklers em casas noturnas que recebam mais de cem pessoas, que serão acionados a partir de determinadas temperaturas, bem como isoladores acústicos que não sejam feitos de materiais tóxicos ou inflamáveis e que, em sua queima, também não liberem qualquer tipo de composto nocivo”, solicitou o deputado Kaká Santos.
Os proprietários dos locais de eventos, em ambientes fechados, ficam obrigados a informar em local de ampla visibilidade a quem ingressar nesses ambientes sobre a existência de qualquer pendência junto a órgãos de fiscalização, relativa ao cumprimento de normas de segurança contra incêndio.
Multas
O descumprimento da lei sujeitará o infrator às seguintes sanções: multa; suspensão do alvará de funcionamento, em caso de reincidência; cassação do alvará de funcionamento, quando persistir a infração.
Foto de Capa: Associação Brasileira de Bares e Restaurantes