O deputado Manuel Marcos (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (24) para falar sobre o Dia Internacional de Combate a Meningite, celebrado hoje. A doença inflamatória que atinge as meninges, as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

É causada principalmente por vírus ou bactérias, mas também pode ser desencadeada por outros agentes, como fungos, parasitas, e até mesmo em casos de trauma craniano ou cirurgias cerebrais. E tem  incluir febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômito, náusea e fotossensibilidade. Em bebês, os sintomas podem ser mais difíceis de identificar e incluir irritabilidade, letargia, vômito e moleira.

No pronunciamento, o parlamentar Manuel Marcos reforçou a importância das vacinas. “ ra É extramente necessária e a efetividade das vacinas. Porque, tendo a vacina, adultos e principalmente as crianças, vão ser acometidas por essa doença terrível, que além de levar a comorbidade pode levar ao risco de morte”, enfatizou o deputado Manuel Marcos.

Prevenção e tratamento

A prevenção da meningite inclui vacinação, especialmente em crianças, e medidas de higiene para evitar a contaminação.  Já o tratamento  feito com antibióticos, enquanto o tratamento da meningite viral é sintomático, com foco em aliviar os sintomas.

Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese